É um grupo de trabalho cênico formado com filhos de servidores e comunidade. O projeto desenvolve um trabalho que tem a preocupação com atividades artísticas almejando a liberação criativa e o desenvolvimento do senso critico dos jovens participantes.
O grupo “Oficina de Dança” surgiu em 1992 da necessidade de desenvolver uma atividade de dança para a comunidade infanto–juvenil, com filhos de servidores da UEM, onde a descoberta da dança como bem de consumo ao corpo é também uma experiência importante e deve ser vivenciada por todos. Os alunos chegam ao projeto Oficina de Dança sem ou com pouco conhecimento das técnicas de dança, onde estes são preparados, em aulas práticas com diversas técnicas de dança como: ballet clássico, jazz, contemporâneo e danças populares e aulas teóricas onde desenvolve a pesquisa sobre cada tema proposto. Tão fundamental o processo desenvolvido ao longo dos anos, resultou em diversos trabalhos de palco, como conseqüência produtiva do trabalho de pesquisa e reprodução destes alunos.
Ultimas Produções:
100 anos de história da mulher
100 anos de história da mulher brasileira desde 1900 até 2000. Apresentaremos com montagem de coreografias comentando algumas manifestações culturais, os fatos, acontecidos em cada época e as influências dos imigrantes que aqui chegaram. Buscando a qualificação, conhecimento e o respeito que devemos ter pela nossa cultura. Queremos, por meio da dança, levar até a comunidade, em geral, um pouco da história das mulheres brasileiras.
Direção e Coreografia: Aurilene Meneguetti
Samba e História do Samba
As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país. O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, timbau) e acompanhado por violão e cavaquinho. Geralmente as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres.
O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga.
Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil.
Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Temas: Samba de partido alto,Samba-choro,Samba-canção, Samba-exaltação, Samba de breque,Pagode, Samba-enredo
Direção e Coreografia: Aurilene Meneguetti
"Tribuna Caoes" (Tratando da Realidade Humana)
Este trabalho mostra a realidade humana, retratada através de um jornal, o que vivemos em nosso cotidiano, como: vícios, violência, corrupção, saúde, pobreza e aquecimento global. Queremos, por meio da dança contemporânea, levar até a comunidade, em geral, fatos que estão presente em nossas vidas, e não sabemos como e o que fazer para solucionarmos. Os fatos abandonados pela sociedade são postos em palavras no jornal, e nós os traduzimos em movimentos, nos seguintes temas: Praça, Violência, Corrupção, Vício, Saúde, Pobreza, Poluição/ Aquecimento Global
Direção: Aurilene Meneguetti
Coreografia: Talita Oler