Tal como encontra-se organizado presentemente, o TUM-Teatro Universitário de Maringá nasceu junto com a Oficina de Teatro-UEM em 1987. Certos de que a construção de um espaço destinado à investigação teatral implicava, certamente, na organização de um grupo e na formação de seu público, desde então, o Teatro Universitário de Maringá vem trabalhando para fazer um teatro que implique uma experiência necessária e conseqüente, uma atividade social essencial, a uma comunidade entendida como um todo.
Neste sentido, os objetivos perseguidos pela Oficina de Teatro-UEM podem ser agrupados:

a) Quanto ao Espaço: possibilitar ao TUM a condição da experimentação variada, proposta por cada trabalho em particular. O espaço, não sendo um edifício teatral tradicional foi adaptado oferecendo uma ampla possibilidade de manejo e operacionalização.

b) Quanto ao Grupo: formação e manutenção de um grupo de atores (comunidade acadêmica, geral e regional). Que reúne diferentes experiências e histórias de vida, e que, iniciam seus estudos através da Oficina Básica de Formação de Atores, projeto anual ofertado nas dependências da Oficina de Teatro-UEM cujo o conteúdo programático implica num aprendizado constante e o exercício das técnicas e do manejo da arte cênica em todas as suas variantes, esta oficina possibilita um trabalho coletivo, cujo esforço pessoal de cada componente na constante investigação, experimentação, disciplina e formação é base da sustentação.

c) Quanto ao Público: fazer um teatro que leve uma experiência necessária a uma comunidade entendida com um todo, como nos ensina Peter Brook , não pode lograr-se, popularizando o teatro, num sentido ingênuo, adaptando-o aos gostos do público. Nem pode lograr-se, limitando o teatro as expectativas e critérios de uma elite. Tal teatro só pode ser criado sobre a base de um novo público, com a intenção de servir a todos aqueles membros de uma comunidade que vejam no teatro uma possibilidade de renovação pessoal.

Assim, o objetivo do TUM é procurar uma maneira pela qual a arte dramática possa oferecer a seu público “imagens de nossa vida social suficientemente fortes para que possam, se não concorrer com as que são oferecidas sem descanso pelos outros meios, ao menos proporcionar prazer e suscitar uma reflexão totalmente diversa” (Bernard Dort).

Nessa, direção, acreditamos na importância tanto do processo criativo com na importância da qualidade dos produtos edificados pelo teatro universitário.

Como escreve Gerd Bornheim, “de fato, todas as partes que integram o teatro devem ser concebidas como constituindo um todo perfeitamente unitário; desde o texto até o público, nenhum dos elementos vale por si mesmo, eles só adquirem sentido dentro de uma relação de reciprocidade. Por isso mesmo, o lugar físico do teatro – a arena ou a casa de espetáculos – é onde se consuma o fenômeno teatral, a unidade do teatro.”

Em sua trajetória tem inúmeros trabalhos e prêmios em suas participações em festivais e eventos.

Contatos:
Av. Colombo, 5790 – Bloco O08
Telefone: (44) 3211-4380 (noite)

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